Muitas empresas e fábricas ainda utilizam teclados convencionais em ambientes industriais. Apesar destes permitirem digitar, não oferecem bom desempenho, resistência e durabilidade. Normalmente esta situação ocorre, acima de tudo, por desconhecimento de produtos adequados para a aplicação do cliente, e que a longo prazo se tornam mais económicos que os teclados de computador convencionais.

O teclado industrial é cada vez mais utilizado em indústrias médicas, alimentares, de construção, extração e até mesmo em zonas públicas. Este tipo de teclado foi projetado para atuar em condições extremas, podendo ser resistente à água, poeiras, a produtos químicos como também a impactos e campos eletromagnéticos. A limpeza de um teclado industrial pode ser realizada com produtos de limpeza industriais e químicos.

Se está a pensar em adquirir um teclado industrial profissional e gostaria de saber mais informações sobre todas as configurações, este artigo pode ajudá-lo a tomar uma decisão. 

 

As diferenças entre um teclado industrial e um teclado convencional são:

 

  • Materiais
  • Desempenho estável
  • Configuração
  • Velocidade
  • Durabilidade
  • Rato integrado
  • Aplicação
  • Facilidade de montagem
  • Configuração
  • Especificação
  • Aparência/ Tratamento

 

Posto isto, como podemos fazer a escolha acertada entre todas estas características?

Em primeiro lugar, devemos identificar os diferentes tipos de materiais: aço inoxidável, silicone, membrana, vidro, alumínio, ABS, entre outros. Cada um destes materiais possui propriedades específicas para determinado tipo de aplicações:

  • Aço inoxidável – à prova de vandalismo, fácil de personalizar, resistência ao sal
  • Silicone – facilidade de limpeza, flexibilidade, ampla gama de uso
  • Membrana – Lisa, fácil de limpar, sem reentrâncias, resistente
  • Vidro – plano, aparência agradável, facilidade de limpeza
  • Alumínio – resistente, leve e maleável. Utilizado na carcaça do teclado.
  • ABS – Económico, leve e resistente.

 

Analisando as características destes materiais, verifica-se que o aço inoxidável é a escolha perfeita para as áreas públicas não supervisionadas, graças às propriedades do material. Por outro lado, o silicone tem se tornado cada vez mais popular no mercado devido à sua flexibilidade e excelente sensação tátil. O material utilizado nos teclados de membrana é bastante uniforme e tem sido amplamente utilizado em indústrias alimentares e de bebidas. Em termos de limpeza é um material bastante fácil de limpar e utilizado em imensas indústrias, como por exemplo a indústria médica, farmaceutica e aboratorial. O vidro, por adotar um estilo elegante e de fácil limpeza é bastante adequado para aplicações médicas e cirúrgicas. O plástico, normalmente em ABS, é resistente e mais económico, ideal para escritórios, POS, ou ambientes mais exigentes onde é necessária uma escrita intensiva.

Se optar por um teclado, como o aço inoxidável com a mesma configuração ou similar, parte da especificação é a mesma, pois partilha a mesma placa de circuito impresso e componentes. Se comparar o teclado de aço inoxidável com o do silicone, as especificações não serão as mesmas, tais como o consumo de luz de fundo, o interruptor de chave, entre outros.

Além disso, é bastante óbvio que, se selecionar teclado de aço inoxidável, o teclado tem teclas de metal. O elemento mais significativo do teclado industrial é, sem dúvida, a estabilidade, que evita qualquer operação incorreta. 

Portanto, é recomendável verificar todas as especificações cuidadosamente antes de efetuar a compra.

 

Dispositivo apontador de um teclado industrial

Se tiver espaço suficiente no seu local de trabalho, sugerimos que  escolha um teclado com todas as funcionalidades,. ou seja, escolha um teclado que tenha teclas de função (F1-F12), keypad numérico e rato integrado, pois assim não irá necessitar de nada mais nada. A integração do rato no teclado é apresentada de diferentes formas:

  • Trackball: possibilita manusear o cursor, através de uma esfera, com maior exactidão e adapta-se tanto a utilizadores esquerdinos como destros. Tem também o benefício de ser ergonómico.
  • Touchpad ou trackpad: proporciona o movimento do cursor através de um pad,, deslizando facilmente a ponta de um dedo sobre esta superfície.
  • Sensor de força resistivo: este dispositivo apontador é composto por um sensor de força que faz a medição da pressão exercida sobre a célula do sensor com uma resistência variável. Este componente pode ser personalizado em teclados finos e flexíveis.
  • Joystick/trackpoint: neste tipo de sistema, o utilizador manuseia a peça móvel (joystick ou trackpoint) para deslocar 

 

Os diferentes tipos de montagem de um teclado industrial

Outra particularidade importante dos teclados industriais consiste nos diferentes tipos de montagem, permitindo escolher um que se adapte perfeitamente ao seu sistema. Alguns exemplos são: suporte VESA, modelo open frame, embutido de forma frontal ou pela retaguarda montagem em rack ou em versão desktop. 

Em muitas situações existe a necessidade de obter teclados personalizados, pois as dimensões dos teclados standard não se adequam aos equipamentos do cliente, e neste caso torna-se útil obter um desenho 3D com o tipo de montagem pretendido. 

 

Conectividade de um teclado industrial

Existem diversas opções de conectividade consoante o tipo de teclado e o sistema de interface existente. Eis alguns exemplos: PS/2, USB, CANbus, RS232, RS485, dot matrix.

A maioria dos teclados industriais possui uma temperatura de operação entre -20 ℃ a +-60 ℃, fundamental para o seu desempenho e estabilidade. Muitos dos teclados industriais são resistentes ou à prova de água, com um grau de proteção que varia entre IP65 a IP68. Se o dispositivo estiver em contacto com líquidos ou outros detergentes frequentemente, sugerimos que opte por um grau de proteção elevado para proteger o PCB que se encontra no interior do teclado. Esta é uma condição básica de um teclado industrial.

Para além dos critérios já referidos anteriormente, que podem ajudá-lo a selecionar o tipo de teclado industrial mais apropriado à sua aplicação, existem outros factores a considerar, que não serão para já aprofundados, tais como:

 

  • Retroiluminação, para a utilização em ambientes com pouca luminosidade, onde por vezes é possível escolher a cor da luz pretendida.
  • Personalização, que a maioria dos fabricantes de teclados industriais lhe pode facultar, de modo a obter um teclado perfeitamente adaptado às suas necessidades. Alguns exemplos de possíveis personalizações: Inscrições nas teclas, cores, logótipos, dimensões, formas, furações, entre outras.